26/02/2010

Variações linguísticas: dialetos e registros

Relatório reflexivo de mais uma oficina realizada na E.E.T.Martins Ferreira em Unai M.G. no dia 20/02/2010, com duração de 4:00 horas da Tp1 é a 16* oficina.

Como sempre iniciamos nosso encontro implorando ao Senhor sua sabedoria e discernimento para realizarmos nossos trabalhos.

No primeiro momento foi feita uma pequena reflexão com o texto "O voo da águia" de Affonso Romano de Sant´Anna. Os cursistas debateram e discutiram a respeito da águia, é a única ave que chega a viver 70 anos. Mas para isso acontecer,por volta dos 40,ela precisa tomar uma séria e difícil decisão. Nós somos eternamente águia estamos sempre nos renovando.

Em seguida foi feita a exposição do tema onde os cursistas debateram e discutiram foi enriquecedora e gerou polêmica ao abordarmos o nível de estigma e prestigio da língua na sociedade. Portanto é imprescíndivel a discussão de pontos relevantes da Tp para que possíveis equívocos sejam esclarecidos.

Os cursistas se dividiram em grupos para desenvolver os trabalhos. Fazendo o estudo comparativo de alguns textos. O confronto foi feito com a leitura e debates dos componentes dos grupos.
Fizemos a socialização do Avançando na Prática com apresentação dos trabalhos dos alunos onde os cursistas relataram suas dificuldades em realizar as atividades.

No segundo momento trabalhamos com os textos: "Retrato de Velho", "Caso do Vestido" de Carlos Drummond de Andrade e "Ciúme" de Lygia Bojunga, após a leitura e interpretação dos mesmos os professores criaram alguns gêneros textuais com o tema: "A moça Tecelã" de Marina Colasanti.
Os textos foram escritos em cartazes e apresentados pelos integrantes dos grupos.

Finalizamos nosso encontro com leitura,reflexão,debate e discussão da crônica "A Outra Senhora" de Carlos Drummond de Andrade. Os cursistas desenvolveram as atividades propostas procurando aperfeiçoar a ação pedagógica.
Fizemos avaliação do encontro foi muito bom pois todos participaram com entusiasmo e dinamismo.

Nosso próximo encontro será no dia 06/03/2010.

Nenhum comentário: