30/06/2009

Tipos Textuais

Relatório III Oficina 06 do Gestar II
Dia 20/06/09, realizamos a oficina 06 da unidade 11 e 12 da TP3 em Unai M.G.

Os cursistas estão bem otimistas,dá para perceber em cada rosto onde possibilita um trabalho de qualidade. Houve partilha unanime, todos os cursistas relataram com entusiasmo suas experiências em realizar as atividades com seus alunos. Até aqueles que estavam com dificuldade de expor no encontro passado foi superado. Foi relatado e questionado sobre o cuidado que devemos ter ao aplicar certas atividades conforme o desempenho de cada turma. Houve orientação para que o professor trabalhe produções de textos com a intenção de fazer a reeleitura e realaboração de seus textos, incentivando e motivando o crescimento e o progresso de seus alunos.
Alguns professores relataram que usa esse processo que muito produtivo. Tem outros que acha que é perda de tempo, daí surge aquela discussão, debate, troca de experiências e reflexões onde chegam a uma única conclusão é por aí.
Houve questionamentos devido ao tempo pois o cronograma da escola é extenso. Abrimos um pequeno espaço para discutir e mostrar que não é preciso interromper o programa da escola basta interagir a prática de leitura e escrita no seu planejamento que é contínuo.

No segundo momento partimos para o relato da prática em sala de aula, foi um momento participativo, onde os professores falaram com mais segurança, entusiasmo e motivação. Aquele medo de falar das dificuldades encontradas em desenvolver as atividades foi superado. A professora Edna relatou que seus alunos apresentaram muitas dificuldades em analisar esse tipo de texto, pois o vocabulário técnico confudiu um pouco as informações e que o próprio trabalho em grupo gera um pouco de dificuldade e concentração, pois sua turma é 6* ano e são 38 alunos na sala. Houve outros relatos com idéias inovadoras para aplicar na próxima oficina.

Logo em seguida fizemos a avaliação do nosso encontro onde surgiram novas expectativas para o próximo encontro que será no dia 04/07/09. Onde decidimos realizar uma ofina livre, onde estaremos realizando algumas atividades das TPs e sanando dúvidas.



A