23/06/2009

Oficinas Introdutórias

Relatório I do GestarII
No dia 30/05/09 iniciamos o Gestar II na cidade de Unai M.G. Na oficina introdutória relatei sobre a importância e compromisso de cada cursista. Foi feita a leitura no Guia Geral onde fala dos direitos e deveres dos cursistas e do formador para garantir e possibilitar um trabalho com qualidade. Fizeram-se presente: Os diretores,supervisores,inspetores e pedagogos das escolas para conhecer,debater,refletir,partilhar e apoiar o trabalho dos cursistas. Houve vários questionamentos por parte dos professores mas assim que ficou esclarecido como seria o trabalho os questionamentos tiveram outro rumo.

No segundo momento ficaram apenas os cursistas para o início do trabalho. Foi apresentado todo o material do GestarII, apesar de termos entrado num entendimento ainda houve questionamentos os professores assustaram com o volume do material. Fizemos uma explanação completa para o reconhecimento do material os objetivos do programa e importância de sua formação. Dentro dos questionamentos fomos analisando o material, refletindo e explicando a dinâmica das oficinas e a metodologia do Gestr II , foi um momento surpreendente você via a transformação no rosto de cada cursista dinamismo e ansiedade para começar a trabalhar, claro que tem aqueles que continua questionando mas o que é bom tem e deve ser questionado.
Foi feito a leitura do texto " O VOO DA ÁGUIA " de Afonso Romano de Sant´Anna. Fizemos uma reflexão para que todos os ítens ficassem claros. " Há um momento crucial na sua vida que a águia tem duas alternativas: não fazer nada ou enfrentar um processo de renovação que estenderá por longos anos." Através de nossa reflexão as águias decidiram enfrentar os desafios com coragem, entusiasmo e dinamismo. Ali mesmo foi feito o planejamento da próxima oficina, foi um momento surpreendente onde houve reflexões sobre a prática em sala de aula. Muitos professores ainda estão apegados ao cronograma da escola houve troca de experiências onde o professor debateu, refletiu e reavaliaram seus planejamentos acrescentando e retirando conteúdos que realmente fazem diferença para o crescimento e desenvolvimento de seus alunos.

No outro momento foi explanado sobre o desenvolvimento de um projeto com determinada turma e a importância da confecção do portifólio para a sua avaliação. Fanalisamos a oficina com a mensagem de Carlos Drummond de Andrade "FAXINA NA ALMA " com ela fizemos mais uma reflexão onde descobrimos que somos capazes é só querer. "Não importa onde você parou...
Em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
E renovar as esperanças na vida e o mais importante, é o acreditar em você de novo. " Finalizmos com avaliação onde todos demonstraram otimismo e motivação para melhores expectativas para o próximo encontro.