07/09/2009

MERGULHO NO TEXTO

Relatório Reflexivo da 8* oficina da TP4 , realizada em Unai no dia 22/08/09. As professoras trabalharam o avançando da pagina 131. Decidiram trabalhar textos recortados para sanar as dificuldades encontradas nas unidades anteriores , com grafia , parágrafos e pontuação. Os professores ampliaram alguns textos , inclusive o texto "Nossas Cidades", recortando-os e colando-os em papel cartão. Os textos recortados em parágrafos foram entregues para os alunos para serem lidos , copiados e organizados. A professora dividiu os alunos em grupo com 4 componentes. No primeiro momento não foi dado nenhuma dica. Nenhum grupo conseguiu estruturar os textos. Em seguida a professora escreveu o título dos textos na lousa. A partir dai os grupos foram montando e descobrindo os parágrafos e detiveram para perceber a estrutura e o plano de organização que o autor usa , consciente ou inconscientemente, para interagir com o leitor.
No final de nossa oficina houve partilha, troca de experiências, foi ótimo os professores chegaram a uma conclusão que deve se criar variadas situações para facilitar o aprendizado dos alunos.

Finalizamos o encontro com uma avaliação escrita onde todos participaram, nos despedimos com muito entusiasmo esperando a minha volta para findar a TP5 e iniciar a segunda etapa do GestarII. Nosso próximo encontro será no dia 12/09/09.

DEUS nos ilumine!!!!!!!!!!!

LEITURA ESCRITA E CULTURA

Relatório Reflexivo da 7* oficina realizada em Unai MG. no dia 15/08/09 , das unidades 13 e 14 da TP4. Realizamos mais um encontro do nosso Gestar II onde os cursistas se encontram para fazer aquelas trocas de experiências. Os professores partilham suas experiências discutindo a compreensão das características e do funcionamento tanto da escrita alfabética , quanto da linguagem que se usa para escrever.

A professora Mirtes trabalhou com seus alunos a produção de textos informativo , tema:" Festa Junina". No primeiro momento foi distribuído fotos antigas de festas realizadas na própria escola. Os alunos detiveram em observar as fotos , foi um momento único , todos participaram , foi feita leitura visual , oral e inferencial. Logo em seguida partiram para a efetiva produção escrita , individualmente dos textos , com uma linguagem simples condizente com a realidade de cada um , retratando a cultura do ambiente no qual estão inseridos. Dificuldades detectadas na ortografia , nos parágrafos e pontuação.

Houve um momento de reflexão e debate. Como solucionar o problema?
Os professores apresentaram algumas sugestões. No final chegaram a uma conclusão , que a capacidade de grafar depende da compreensão da escrita alfabética e a capacidade de redigir depende de um bom repertório de textos conhecidos. Dessa forma , a capacidade de grafar e redigir dizem respeito a conhecimentos distintos. Finalizamos o encontro com uma avaliação oral onde houve a participação de todos , planejando e aguardando ansiosos para o próximo encontro que seria no dia 22/08/09.

Abraços!!!!!!

unidade 13/14/15/16
















unidade 13/14/15/16