08/08/2009

LEITURA E ESCRITA

Estudo e Teoria
No dia 04/07/09 , foi realizada a 1* oficina da TP4 em Unai MG.
Iniciamos nosso encontro com uma oração suplicando ao Pai muitas forças e saúde para todos.
Refletimos com uma pequena mensagem: Ler para Ver...o mundo! Ver para Escrever... a história! Escrever para Ser... alguém! Ser para Agir...na sociedade! Agir para Vencer... na vida!
Logo em seguida selecionaram vários textos para serem classificados. Foi feito uma reflexão como está sendo trabalhado? para quê? qual o objetivo?
No segundo momento abrimos uma discussão sobre as perguntas. Cada cursista deu sua opinião umas negativas outras positivas partilhando suas experiências. Entre um comentário e outro surgiu a polêmica aquela que quase todos os professores diz. O aluno não tem o hábito de leitura , o aluno não gosta de ler por questões econômica , cultural e social. Houve uma mediação e uma outra reflexão em cima dessa polêmica. O professor é figura fundamental para que a história de leitura de seus alunos seja a mais rica possivel e para tanto deverá ocupar o horário nobre da aula. Portanto o professor deve possibilitar uma aproximação afetiva e significativa dos alunos com os livros e estes livros estão na própria escola , por isso o professor precisa refletir muito sobre estas questões pois as respostas são as mesmas esquecendo que quem é o responsável pelo o aprendizado do meu aluno sou eu. Houve um novo debate só que desta vez bem mais produtivo e criativo os professores levantaram muitos pontos expondo suas dificuldades diante destas apresentei algumas sugestões como: 1-colocar os alunos em contatos com materiais impressos dos mais diferentes tipos.
2- Partir do conhecimento prévio aluno permitindo que socialize com as informações.
3- Oferecer modelos facultando o acesso do aluno a modelos de textos,para que ele enriqueça suas ideias e obtenha informações novas.
4- Estimular a interação entre os alunos e permitir que troquem informações e se ajudem.
5- Estruturar e organizar atividade, criando um ambiente agradável e disciplinado.
Obs: É importante que o professor tenha uma espécie de banco de materiais variados (exemplos de textos) , para oferecer , sempre que possivel , um modelo para cada aluno ou para cada grupo.
Houve nova discussão , reflexão e aceitação pelos cursistas onde debateram as questões com mais flexibilidade , questionando o esclarecimento do objetivo da leitura e incentivar o aluno a questionar. Os cursistas estão motivados senti em cada rosto a motivação e a enovação, disseram que vai seguir as sugestões com seus alunos. No final fechamos com leituras compartilhadas de diferentes gêneros com a finalidade de ler para divertir, refletir, comover e apreciar, contribuir de alguma forma para ampliar o horizonte cultural do grupo e para o simples prazer de compartilhar uma boa história. Não houve avançando na prática ficou decidido que primeiro faria o estudo da TP para discussão. Os professores alegaram que não daria para aplicar o avançando na semana de avaliações.
No terceiro momento fizeram a avaliação da oficina foi ótimo houve um grande progresso, percebe-se que os professores estão realmente preocupados e sentindo responsável pelo aprendezado de seu aluno. Ficando decidido que na segunda oficina da TP4 os cursistas assistiriam o filme" Narradores de Javé " para análise e trabalhar com caixa de textos e mais o planejar dos avançandos.

Dia 08/08/09
Iniciamos a oficina com o filme " Narradores de Javé" onde os cursistas fizeram a análise individual. Logo em seguida foi aberta a caixa de textos com variados tipos e gêneros, os cursistas foram divididos em grupos para classificá- los e debater sobre a coesão e coesividade dentro de sua especificidade. Foi uma atividade enriquecedora os cursistas se sentiram a vontade , confiantes e motivados a realizar essas atividades com seus alunos. Houve partilha de todos sem medo de errar, foi uma das ofinas mais dinâmica e polêmica onde foram discutido todas as falhas e progressos dos cursistas em relação a seu aluno.

No segundo momento discutiram e debateram sobre o papel do escriba do filme "Narradores de Javé" e o papel do professor de escriba na sala de aula. Ficou concluído que nós professores temos e devemos estar sempre aprendendo a aprender. No final fizeram a avaliação do encontro expondo os pontos negativos , positivos e sugerindo mais estudos teóricos. Marcamos um plantão na quarta-feira dia 12/08 para sanar as dúvidas e dificuldades.

Nosso próximo encontro será dia 22/08, os cursistas realizarão os avançando com seus alunos e será partilhado mais experiências entre nossos cursistas para o crescimento de todos .
QUE DEUS NOS PROTEJA!!!!!!!!!!