Continua o relatório do nosso encontro do dia 22/08/09 , houve uma falha no meu relato. No dia 22/08/09 foi apresentada a primeira oficina da TP5 , digo a 9* oficina. Estou relatando hoje pois estava sem internet na minha casa. Vamos ao relatório.
Naquele dia foi um dia diferente de todos estávamos numa euforia de dar gosto, nosso encontro foi uma festa tanto foi que esqueci de relatar a nossa 9* oficina. As professoras fixaram bem nos tipos de estilos e como não poderia deixar de ser, é a tessitura do texto, nos aspéctos de construção de sua coerência. Os professores apresentaram as atividades dos alunos, discutiram os pontos negativos e positivos encontrados ao realizar os avançando. A professora Ednamar relatou que levou para a sala vários recortes de figuras de pessoas de variados estilos e juntos levantaram hipóteses sobre o estilo de vida de cada figura apresentada. Dividiu seus alunos em grupo e pediu que respondessem as seguintes questões:
Como é a roupa da personagem? / Como são os adereços utilizados? / O que pode representar a ausência de adereços? / É possível construir uma imagem sobre as pessoas, suas personalidades e comportamentos, a partir do seu estilo, aparência ou apresentação? /Quais conceitos de estética (beleza) estão incorporados na apresentação de cada uma das figuras? A professora levou para oficina as atividades de seus alunos e comentou sobre as respostas de cada um concordando ou não, baseados no que conheciam através dos meios de comunicação daquelas figuras em questão. A professora Edna relatou que foi um sucesso a execução de seu avançando. No primeiro momento trabalhou o texto"Cada um é cada um" , fizeram um debate e resolveram atividade 1. Na aula seguinte dividiu os alunos em 4 grupos (vestimenta, arquitetura, músicas e textos) e cada grupo ficou responsável de pesquisar e apresentar para os outros sobre os estilos. A prof. Edna relata que no momento da apresentação seus alunos a surpreenderam com seus trabalhos. O grupo que ficou com arquitetura apresentaram figuras desde a época de casas de capim até as últimas novidades em arquitetura. Nas músicas apresentaram vários estilos musicais. Esta apresentação realmente foi surpreendente pelo entusiasmo dos alunos o interesse e deslumbramento, um explicava sobre o estilo logo em seguida passava um trecho da música, foi realmente um sucesso. No entanto os trabalhos apresentados pelos seus alunos superou todas as expectativas, seguem algumas fotos.
A prof. Marina partilhou sua experiência com muito entusiasmo, fala de seus alunos com um gosto de dar inveja. Ela trabalha com 9* e 7* ano, 8* e 9* ano do PAV, trabalha o Gestar com todos os seus alunos. Conseguiu despertar o interesse de seus alunos através das actividades e sua criatividade em aplicar estas actividades, a prof. trabalha muito a oralidade e descrição de imagens, charges e tiras, com essa estratégia ela faz com que aqueles alunos problemas, alunos que não participavam de nada passaram a participar, estão fazendo leitura de imagens e pequenos textos, ela descobriu que não liam e não participavam porque realmente não sabiam ler. Hoje as turmas são outras, seus alunos ficam ansiosos para realização dos trabalhos e realizam com êxito.
As professoras Jaqueline e Mirtes relataram suas experiências com dinamismo. Seus alunos realizaram suas actividades com prazer e nenhuma dificuldade, entenderam e conseguem identificar vários estilos. A professora Ana Geralda relatou que criou uma nova técnica de leitura com seus alunos. Ela relata que está sendo um sucesso, os alunos que não participava de nada estão trabalhando e querendo mais. A prof. está ensinando - os a produzir poemas , fazer entrevistas e criar propaganda através de um programa de rádio criado e inventado por ela na própria escola, seus alunos gravaram até um DVD de travalingua. O que mais me surpreende é a maneira como os professores estão expondo suas experiências e mostrando os resultados de seus alunos, dá pra notar o prazer pelo qual são realizados os trabalhos tanto pelos alunos quanto pelos professores.
Finalizamos o nosso encontro com uma avaliação oral, foi maravilhoso um dos melhores.
Naquele dia foi um dia diferente de todos estávamos numa euforia de dar gosto, nosso encontro foi uma festa tanto foi que esqueci de relatar a nossa 9* oficina. As professoras fixaram bem nos tipos de estilos e como não poderia deixar de ser, é a tessitura do texto, nos aspéctos de construção de sua coerência. Os professores apresentaram as atividades dos alunos, discutiram os pontos negativos e positivos encontrados ao realizar os avançando. A professora Ednamar relatou que levou para a sala vários recortes de figuras de pessoas de variados estilos e juntos levantaram hipóteses sobre o estilo de vida de cada figura apresentada. Dividiu seus alunos em grupo e pediu que respondessem as seguintes questões:
Como é a roupa da personagem? / Como são os adereços utilizados? / O que pode representar a ausência de adereços? / É possível construir uma imagem sobre as pessoas, suas personalidades e comportamentos, a partir do seu estilo, aparência ou apresentação? /Quais conceitos de estética (beleza) estão incorporados na apresentação de cada uma das figuras? A professora levou para oficina as atividades de seus alunos e comentou sobre as respostas de cada um concordando ou não, baseados no que conheciam através dos meios de comunicação daquelas figuras em questão. A professora Edna relatou que foi um sucesso a execução de seu avançando. No primeiro momento trabalhou o texto"Cada um é cada um" , fizeram um debate e resolveram atividade 1. Na aula seguinte dividiu os alunos em 4 grupos (vestimenta, arquitetura, músicas e textos) e cada grupo ficou responsável de pesquisar e apresentar para os outros sobre os estilos. A prof. Edna relata que no momento da apresentação seus alunos a surpreenderam com seus trabalhos. O grupo que ficou com arquitetura apresentaram figuras desde a época de casas de capim até as últimas novidades em arquitetura. Nas músicas apresentaram vários estilos musicais. Esta apresentação realmente foi surpreendente pelo entusiasmo dos alunos o interesse e deslumbramento, um explicava sobre o estilo logo em seguida passava um trecho da música, foi realmente um sucesso. No entanto os trabalhos apresentados pelos seus alunos superou todas as expectativas, seguem algumas fotos.
A prof. Marina partilhou sua experiência com muito entusiasmo, fala de seus alunos com um gosto de dar inveja. Ela trabalha com 9* e 7* ano, 8* e 9* ano do PAV, trabalha o Gestar com todos os seus alunos. Conseguiu despertar o interesse de seus alunos através das actividades e sua criatividade em aplicar estas actividades, a prof. trabalha muito a oralidade e descrição de imagens, charges e tiras, com essa estratégia ela faz com que aqueles alunos problemas, alunos que não participavam de nada passaram a participar, estão fazendo leitura de imagens e pequenos textos, ela descobriu que não liam e não participavam porque realmente não sabiam ler. Hoje as turmas são outras, seus alunos ficam ansiosos para realização dos trabalhos e realizam com êxito.
As professoras Jaqueline e Mirtes relataram suas experiências com dinamismo. Seus alunos realizaram suas actividades com prazer e nenhuma dificuldade, entenderam e conseguem identificar vários estilos. A professora Ana Geralda relatou que criou uma nova técnica de leitura com seus alunos. Ela relata que está sendo um sucesso, os alunos que não participava de nada estão trabalhando e querendo mais. A prof. está ensinando - os a produzir poemas , fazer entrevistas e criar propaganda através de um programa de rádio criado e inventado por ela na própria escola, seus alunos gravaram até um DVD de travalingua. O que mais me surpreende é a maneira como os professores estão expondo suas experiências e mostrando os resultados de seus alunos, dá pra notar o prazer pelo qual são realizados os trabalhos tanto pelos alunos quanto pelos professores.
Finalizamos o nosso encontro com uma avaliação oral, foi maravilhoso um dos melhores.