24/06/2009

Teoria e Prática

Relatório II OFICINA 05 do GESTARII

No dia 06/06/09 realizamos nosso segundo encontro e a terceira oficina em Unai M.G. , iniciamos o encontro com uma oração e uma mensagem de Carlos Drummond de Andrade" Eu preparo uma canção que faço acordar os homens e adormecer as crianças...". Fizemos uma reflexão e professores comentaram sobre os estudos da TP. Os professores levaram para o grupo anotações para discutir e tirar dúvidas, foi discutido os temas incentivando - os a uma discussão cotetiva onde todos tiveram a oportunidade de participar. Foi um momento contagiante, onde os professores argumentaram sobre as dificuldades encontradas ao realizar seu trabalho em sala de aula.

No segundo momento alguns professores entregaram suas pastas como tinhamos combinado com seu memorial. Nesse momento foi feita a leitura de alguns, foi surpreendente e emocionante, os professores argumentaram sobre suas experiências e conhecimento foi feito uma reflexão onde descobrimos nossas falhas. Foi aberto uma discussão onde foi avaliado as ações e práticas em sala de aula . Houve questionamentos como: Será que está certo a minha maneira de ensinar?
Como posso mudar?
Como selecionar as atividades para determinada turma?
Houve partilha, discussão e troca de experiências foi um momento riquíssimo, os cursistas que não entragaram as pastas ficaram de entregar no próximo encontro.

Logo em seguida partimos para as atividades dos alunos que é o avançando na prática. Os professores trabalharam com seus alunos o texto Carlos Drummond de Andrade onde foi identificado como uma biografia. A professora Edna relatou que além do texto realizaram leituras de vários outros textos para que seus alunos identificassem que tipos de informações constituem uma biografia. A professora relatou que encontrou grande dificuldades em realizar este trabalho com seus alunos pois foi aplicado em uma turma de 6* ano , onde são imaturos , com muitos problemas familiares e grande dificuldades de aprendizagem. A Professora Mirtes e Jaqueline trabalham na mesma escola , executaram o mesmo avançando só que em turmas diferentes, uma com 7*ano e 8*ano . O relato da professora Mirtes que é uma turma de 8* ano foi emocionante, os alunos fizeram entrevistas, pesquisaram textos biograficos, fizeram comparações entre um e outro texto, ao terminar as pesquisas e leituras os alunos estavam eufóricos para produzirem suas próprias biografias. Os alunos produziram textos maravilhosos todos com coerência e na terceira pessoa. A professora relatou que está turma é uma das melhores da escola. A professora Ana Geralda não argumentou sobre seus trabalhos pois não conseguiu desenvolver em sua turma . Foi aberto um momento de partilha no intuíto de encorajar e incentivar a professora a argumentar sobre as suas dificuldades, foi surpreendente ela relatou problemas gravíssimos na sua turma em relação de aprendizagem , disciplina ,carência , auto estima baixa totalmente desmotivados. Houve muita discussão onde os professores trocaram experiências e decidiram montar um plano de estratégias para ajudar a professora a trabalhar com esta turma. Os professores leram os textos dos alunos com a preocupação de ler,comentar e entregar só os melhores, houve nova discussão onde chegaram em uma única conclusão é atravéz dos piores é que se consegue mostrar o crescimento dos alunos.

No final os professores realizaram a atividade proposta, entregaram seus relatórios. Encerramos com o planejamento da próxima oficina da Unidade 11 e 12 , que seria dia 20/06/09. Fizemos a avaliação do encontro onde surgiu novas idéias enriquecendo as sugestões onde puderam redirecionar as propostas de atividades possibilitando um resultado satisfatório

Nenhum comentário: